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sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aposte na comida árabe e ganhe curvas de odalisca

 Pouco gordurosa e bastante variada, ela se ajusta facilmente à dieta 

 O kibe e a esfiha são, sem dúvida, os carros-chefes da culinária árabe, mas as delícias vindas do oriente vão muito além disso, tanto no que diz respeito aos prazeres do paladar quanto aos benefícios que ela pode trazer para a saúde e para a dieta. Sim, podemos apostar na comida sírio-libanesa para variar o regime (Começar minha dieta) .

Cheio de colorido e excentricidades, o cardápio árabe é recheado de carne vermelha, aves, peixes, frutos do mar, grãos, vegetais e muitos temperos e especiarias que enchem os pratos de sabor. "A vantagem desta cozinha para a dieta é que dá preferência por ingredientes naturais, frescos e variados", explica a nutricionista Katia Iared, filha de libaneses.

"São preparações normalmente pouco gordurosas, pois grande parte dos alimentos são cozidos, assados ou grelhados." Mas não é só isso.

A culinária árabe utiliza alimentos de todos os grupos alimentares que, combinados nas adequadas proporções, promovem a ingestão suficiente dos nutrientes de que precisamos para manter o organismo turbinado e saudável.

Com o prato equilibrado, os quilos a mais vão embora com mais facilidade. Para te ajudar a ficar com uma cinturinha de odalisca, O MinhaVida conversou com a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, que fez um pequeno roteiro nutricional dos principais componentes e pratos da culinária das arábias. Confira abaixo:
CarnesA carne de carneiro é a mais usada nas receitas. Ricamente temperada, ela pode ser assada, guisada e, normalmente, é recheada. A carne de cabrito, a galinha e o peru também são bastante apreciadas. As versões que vão ao forno são as mais recomendadas para a dieta. Retirar as capas de gordura dos cortes também ajuda a emagrecer a garfada.

PeixeO salmonete, o peixe-espada e a sardinha são os mais populares do menu. Os pratos são temperados com uma rica seleção de especiarias, servidos com molhos e regados com azeite de oliva. Rico em substâncias antioxidantes, o azeite é um forte aliado para reduzir a gordura visceral abdominal e controlar as taxas de colesterol do organismo.

Grão de bico
É um alimento rico em proteínas, fibrase possui um bom teor de carboidratos, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. Além disso, misturado aos cereais, fornece todos os aminoácidos essenciais ao organismo. É um grão recomendado para os pacientes do Diabetes, pois sua fibra solúvel controla as taxas de açúcar no sangue. Além disso seus nutrientes, reduzem a taxa de colesterol ruim (LDL), ajudam a combater a anemia, controlam a hipertensão e melhoram o funcionamento do intestino.
Lentilha
É um grão de elevado valor nutricional, pois contém boas doses de proteínas, fibras e é praticamente isenta de gordura. Apresenta, também, muitas vitaminas, especialmente do complexo B, como o ácido fólico, que é essencial para melhorar as funções cerebrais, como memória e raciocínio .

ArrozÉ rico em carboidratos, minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas. Auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo, do coração e regula a flora intestinal.

Verduras e legumes
São servidos cozidos, recheados ou em conserva. Entre os principais legumes estão abobrinha, repolho, folha de videira, acelga, tomate, pimentão e berinjela. Encha o prato com esses alimentos pouco calóricos e ricos em fibras e vitaminas.

Frutas
Uva, figo, romã, ameixa, damasco, amêndoa, pistache, avelã e tâmara são algumas das delícias naturais que compõem doces e licores. São usadas no preparo de bolos, pudins, caldas, geleias, saladas, ensopados de carne, docinhos, refrescos e xaropes. Para não desafiar a balança, aposte nas versões in natura e seca das frutas, principalmente, na hora dos lanchinhos da tarde e para a sobremesa. 
EspeciariasSão muito utilizadas para dar sabor ou perfumar as receitas. Aposte nelas para incrementar o tempero de saladas e até para salpicar sobre o grelhado. As especiarias mais utilizadas são semente de anis, cravo da índia, cominho, gengibre, sumagre, noz moscada, semente de gergelim, alho, cebola, snubar e pimenta da jamaica. Entre as ervas, destacam-se  manjericão, coentro, funcho, manjerona, hortelã, salsa, alecrim, açafrão e cardamomo. Do grupo dos aromatizantes são sucesso almíscar, âmbar, água de rosas e a água de flor de laranjeira. Um mix de especiarias bastante conhecido é o zattar, tempero granulado, com sabor picante composto por manjerona, tomilho, sementes de gergelim torradas e  bagas vermelhas e amargas do sumagre.

CoalhadaÉ um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, que proporciona o aumento da absorção de vitaminas do complexo B no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo. Elaborada a partir de leite desnatado, chega a ser até 6 vezes mais digerível que o leite comum. 
Valores nutricionais dos principais pratos ( 100 gramas)
Prato: Tabule
Calorias: 138 kcal
Carboidratos: 9,19
Proteínas: 2,08
Lipídios: 36,04
Fibras: 12,39

Prato: Abobrinha Recheada
Calorias :126.34 kcal
Carboidratos: 5.47
Proteínas:4,23
Lipídios:45.70
Fibras:  2,91

Prato:Arroz com Lentilhas
Calorias: 193.39 kcal
Carboidratos:25.36
Proteínas: 6,89
Lipídios: 17.89
Fibras:2,18

Prato:Arroz Marroquino
Calorias: 249.08 Kcal
Carboidratos: 14.20
Proteínas:6,87
Lipídios :64.08
Fibras :3,63

Prato:Beirute de Rosbife
Calorias: 230.97 Kcal
Carboidratos: 9.90
Proteínas: 15,52
Lipídios:57.57
Fibras: 2,6

Prato:Charuto Folha de Uva
Calorias: 99.13Kcal
Carboidratos: 3,37
Proteínas:11.54
Lipídios: 14.47
Fibras: 2,3

Prato: Charuto Repolho
Calorias: 66.73 Kcal
Carboidratos: 1,98
Proteínas: 8,05
Lipídios: 11.23
Fibras: 8,82
 Curiosidades das arábias
Popularmente conhecida como cozinha árabe, a culinária sírio-libanesa chegou ao Brasil por intermédio dos imigrantes árabes, em especial sírios e libaneses que fixaram moradia no país no fim do século 19.

Poucos sabem, mas a culinária "árabe" recebe o nome de sírio-libanesa pelo fato de apenas estes dois países terem difundido seus pratos e sabores mundo afora e, por isso, quando pensamos no kibe, na esfiha ou no charuto de folhas de uva, devemos relacioná-los a estes povos e não a todos os povos que constituem os 22 países árabes.

Além de saborosa, a culinária sírio-libanesa também dissemina a cultura do povo oriental. De acordo com Samir Cauerk Moysés, chef do tradicional restaurante sírio-libanês Folha de Uva, de São Paulo, muitos componentes do cardápio árabe são vistos como alimentos curativos, como é o caso do Zattar: tempero granulado, com sabor picante composto por manjerona, tomilho, sementes de gergelim torradas e bagas vermelhas e amargas do sumagre, muito utilizado na culinária oriental. "Quando eu era criança, meus pais me faziam comer o zattar porque, segundo os povos árabes, ele é um santo remédio para a memória", diz. 
 Outra curiosidade que envolve a culinária sírio-libanesa é o fato de ela ser frequentemente associada apenas ao consumo de carnes vermelhas quando, na verdade, seu cardápio apresenta uma série de pratos compostos por peixes e frutos do mar.

"Beirute significa 'à beira do mediterrâneo', região farta em peixes e frutos do mar. Embora o prato não tenha peixe, esse já é um indício de que o mar está presente não só nas receitas, mas também nos nomes que constituem a culinária",explica Samir.

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Charuto vegetariano
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